A IDOLATRIA
O fantasma da idolatria é mais ameaçador que se possa imaginar, está presente no dia a dia. Muitos são idolatras e não sabem, estão com uma venda em seus olhos, que não deixa que percebam o grande mal que estão fazendo a eles mesmos. Deus adverte: aqueles que praticam qualquer forma de idolatria não herdarão o seu reino (Gálatas 5:20) - Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias,
(Gálatas 5:21) - Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus. (Apocalipse 22:15) - Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira.
Comecemos a análise:
Deus é extremamente claro sobre a idolatria. (Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim. (Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. (Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Deuteronômio 5:8) - Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Uma das condições sine qua non (indispensável), para ganharmos o seu reino. As retóricas usadas para a defesa da idolatria:
(Deuteronômio 5:8) - Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra; Uma das condições sine qua non (indispensável), para ganharmos o seu reino. As retóricas usadas para a defesa da idolatria:
Como Deus que deu o mandamento de não fazer imagens, manda fazer o contrário do que mandou? Dizendo: (Êxodo 25:17) - Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura de um côvado e meio. (Êxodo 25:18) - Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. (Êxodo 25:19) - Farás um querubim na extremidade de uma parte, e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório, fareis os querubins nas duas extremidades dele.
(Êxodo 25:20) - Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com elas o propiciatório; as faces deles uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório. (Êxodo 25:21) - E porás o propiciatório em cima da arca, depois que houveres posto na arca o testemunho que eu te darei. (Êxodo 25:22) - E ali virei a ti, e falarei contigo de cima do propiciatório, do meio dos dois querubins (que estão sobre a arca do testemunho), tudo o que eu te ordenar para os filhos de Israel.
Devemos lembrar em primeiro lugar que a arca da aliança representa a gloria de Deus era o meio do qual Deus usava para falar com o sumo sacerdote (Ex 25:22), como os querubins poderiam ser objeto de adoração ou veneração se eles tinham suas faces cobertas pelas asas, sem que pudessem ser vista; Como o povo poderia adorá-los se só o sumo sacerdote tinha acesso ao lugar do templo denominado santo dos santos onde ficava a arca da aliança.
Se Deus proibia fazer “figura alguma do que há em cima do céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra". Como é que Deus manda fazer uma serpente de metal? Dizendo: (Números 21:7) - Por isso o povo veio a Moisés, e disse: Havemos pecado porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então Moisés orou pelo povo. (Números 21:8) - E disse o SENHOR a Moisés: Faze-te uma serpente ardente, e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo o que, tendo sido picado, olhar para ela.
(Números 21:9) - E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. Quanto à serpente de metal era apenas uma figura do Messias como citado em (João 3:14) - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado. E quando a serpente passou a ser adorada como a deusa Neustã, foi preciso destruí-la (II Reis 18:3) - E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
(Números 21:9) - E Moisés fez uma serpente de metal, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, picando alguma serpente a alguém, quando esse olhava para a serpente de metal, vivia. Quanto à serpente de metal era apenas uma figura do Messias como citado em (João 3:14) - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado. E quando a serpente passou a ser adorada como a deusa Neustã, foi preciso destruí-la (II Reis 18:3) - E fez o que era reto aos olhos do SENHOR, conforme tudo o que fizera Davi, seu pai.
(II Reis 18:4) - Ele tirou os altos, quebrou as estátuas, deitou abaixo os bosques, e fez em pedaços a serpente de metal que Moisés fizera; porquanto até àquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso, e lhe chamaram Neustã.
IDOLATRIA (PARTE 2)
“E [o mar] estava assentado sobre doze bois, três dos quais olhavam para o setentrião, três para o ocidente, três para o meio dia e três para o oriente, e o mar estava em cima deles; as partes posteriores deles escondiam-se todas para a parte interna” (I Reis 7:25) - E firmava-se sobre doze bois, três que olhavam para o norte, e três que olhavam para o ocidente, e três que olhavam para o sul, e três que olhavam para o oriente; e o mar estava em cima deles, e todas as suas partes posteriores para o lado de dentro.
Os primeiros cristãos usavam imagens nos lugares de culto e cemitérios, pintavam e esculpiam naqueles subterrâneos figuras representando Cristo e Sua Mãe Santíssima. O que mostra de passagem que o culto também à Mãe de Cristo é tão antigo quanto o próprio Cristianismo por causa da perseguição.
IDOLATRIA (PARTE 2)
“E [o mar] estava assentado sobre doze bois, três dos quais olhavam para o setentrião, três para o ocidente, três para o meio dia e três para o oriente, e o mar estava em cima deles; as partes posteriores deles escondiam-se todas para a parte interna” (I Reis 7:25) - E firmava-se sobre doze bois, três que olhavam para o norte, e três que olhavam para o ocidente, e três que olhavam para o sul, e três que olhavam para o oriente; e o mar estava em cima deles, e todas as suas partes posteriores para o lado de dentro.
Este enorme mar parece simbolizar o grande mar cósmico que era para os antigos a fonte da vida e da fecundidade. O seu uso estava reservado exclusivamente aos sacerdotes, para diversos tipos de purificação. Em 2 Rs 16.17, 25.13, fala-se do fim que teve esta bela obra de arte.
“O trabalho da base era a cinzel e havia esculturas entre as junturas. Entre as coroas e festões havia leões, bois, querubins e também nas junturas da parte de cima; debaixo dos leões e dos bois pendiam como que umas grinaldas de cobre”.(I Reis 7:28) - E esta era a obra das bases; tinham cintas, e as cintas estavam entre as molduras.
(I Reis 7:29) - E sobre as cintas que estavam entre as molduras havia leões, bois, e querubins, e sobre as molduras uma base por cima; e debaixo dos leões e dos bois junturas de obra estendida. As dez bases de cobre eram uma espécie de mesa com rodas, em cima das quais se transportavam as pias ou lavatórios, para limpar os instrumentos dos sacrifícios (20.4,6).
”O modelo dos garfos, das bacias e copos de ouro puro; dos vasos de ouro com o, peso de cada vaso, dos vasos de prata com o peso de cada vaso; do altar dos perfumes, em ouro fino, com o peso; o modelo do carro, dos querubins de ouro que estendem suas asas para cobrir a arca da aliança do Senhor”. (I Crônicas 28:17) - E ouro puro para os garfos, e para as bacias, e para os jarros, e para as taças de ouro, para cada taça seu peso; como também para as taças de prata, para cada taça seu peso.
(I Crônicas 28:18) - E para o altar do incenso, ouro purificado, por seu peso; como também o ouro para o modelo do carro, a saber, dos querubins, que haviam de estender as asas, e cobrir a arca da aliança do SENHOR. “Acima da porta, no interior e no exterior do templo, e por toda a parede em redor, por dentro e por fora, tudo estava coberto de figuras: querubins e palmas, uma palma entre dois querubins.
Os querubins tinham duas faces: uma figura humana de um lado, voltada para a palmeira, e uma face de leão voltada para a palmeira, do outro lado, esculpidas em relevo em toda a volta do templo. Desde o piso até acima da porta, havia representações de querubins e palmeiras, assim como na parede do templo” (Ezequiel 41, 17-20).
Precisamos ter o bom senso e o equilíbrio para entender que quando Deus mandou Moises passar esta lei para o povo referente a imagens é claro que ele estava se referindo ao caso do bezerro de ouro que foi feito para ser adorado como um deus.
Ornamento, afrescos, enfeites e utensílios não são objetos de adoração, Deus é claro, objetos para idolatria são pecados; sejam eles quais forem. Deus não se contradiz.
As imagens de santos são para o louvor de Deus, pois os santos serviram a Deus e através do exemplo deixado é que nós os honramos e “veneramos”. As procissões são para honrar, homenagear os santos que fielmente serviram a Deus e nos servem de exemplo.
Em primeiro lugar vamos definir o termo santo.
Segundo o Aurélio:
Santo
2.Que vive segundo os preceitos religiosos, a lei divina.
3.Segundo crenças religiosas, diz-se daquele que obteve o Céu como recompensa de suas virtudes; bem-aventurado.
7.Que tem bom coração; bondoso em extremo:
8.Que é próprio de santo: Sofreu tudo com santa resignação.
10.Respeitante às coisas divinas, à religião, ao culto.
Substantivo masculino.
12.Segundo a tradição judaico-cristã, atributo de Deus e um dos seus nomes, realçando a transcendência da natureza divina.
13.Aquele que participa da santidade divina pela observância da lei ou pelos sacramentos.
16.Fig. Homem muito austero ou de bondade extraordinária.
Vamos simplificar esta definição sem alterar o verbete descrito acima, para uma maior assimilação e compreenção, para não gerar uma interpretação duvidosa ou falsa imagem.
Santo e todo aquele (Homem ou Mulher) que têm escrúpulo com as coisas de Deus.
Segundo o Dicionário Aurélio:
Escrúpulo
2.Cuidado, zelo; meticulosidade:
3.Delicadeza de caráter; senso moral:
Ou seja, toda pessoa que tem senso moral, cuidado, zelo e é meticuloso com as coisas de Deus, e porque o ama, se o ama procura estar sempre no centro da sua vontade.
Logo deduzimos que existem muitos santos vivos andando entre nós.
E nem por isso são venerados ou adorados.
Só há um Deus, e é Deus quem tem poder de curar (muitas vezes através da intercessão dos santos), mas é Deus quem cura.
Temos uma falsa interpretação, só Deus tem o poder de curar, o que esta correto, mas se esqueceu da passagem que está escrita na 1º Carta de João:
(I João 2:1) - MEUS filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
Jesus e o nosso advogado, e ele que intercede por nós perante o Pai, ele não precisa de meirinho.
IDOLATRIA (PARTE 3)Os primeiros cristãos usavam imagens nos lugares de culto e cemitérios, pintavam e esculpiam naqueles subterrâneos figuras representando Cristo e Sua Mãe Santíssima. O que mostra de passagem que o culto também à Mãe de Cristo é tão antigo quanto o próprio Cristianismo por causa da perseguição.
Aqui vemos uma falta de conhecimento histórico do período do Imperador Aureliano em Roma.
Se Deus mandou honrar pai e mãe, podemos também honrar os santos que serviram a Deus e nos deixaram exemplos.
Ha uma diferença?
Segundo o Aurélio:
honrar
1.Conferir honras a; dar crédito ou merecimento a:
2.Cobrir de honras; distinguir com honrarias; dignificar, enobrecer, ilustrar.
3.Estimar, respeitar, acatar; venerar;
4.Lisonjear, penhorar.
5.Não desmerecer.
6.Adquirir honra ou distinção; enobrecer-se:
7.Ufanar-se, vangloriar-se:
venerar
1.Tributar grande respeito a; render culto a; reverenciar:
2.Tratar com respeito e afeição.
3.Reverenciar, acatar respeitar.
4.Ter em grande consideração:
adorar
1.Render culto a (divindade):
2.Reverenciar, venerar
3.Amar extremosamente; idolatrar
4.Fam. Gostar muitíssimo de; ter grande predileção a:
5.Cultuar, reverenciar, venerar:
6.Prestar culto de adoração.
7.Amar extremamente, venerar (a si mesmo).
8.Amar-se mutuamente ao extremo:
Honrar e diferente de venerar e de adorar.
Já venerar e adorar são semelhantes.
Desconhecer a diferença dos verbetes acima e desconhecer a própria língua pátria.
A IDOLATRIA ESCONDIDA
Dizer que não nos prostramos diante de ninguém senão de Deus, mas o nosso relacionamento com Deus e de forma manipulativa. Quando usamos Deus em prol de nossos desejos e o ignoramos quando não o consideramos mais necessário é idolatria. Essa idolatria é ainda mais contundente do que a veneração a imagens.
Quando reduzimos Deus a uma única função a de nos fazer felizes, Deus se torna um mero ídolo, um trampolim para as nossas realizações. Ao final das contas à exaltação pessoal e o que importa não a glória de Deus. Elevamos as mãos aos céus, enquanto nos é conveniente. Visando nosso bem estar, ignoramos a soberania do Deus, vemos um passaporte para céu o escape do inferno.
Deus é um pagador de contas e provedor de luxos. Não aceitamos sua autoridade discipque ele faça algo para voltarmos a ter o nosso bem estar. Estas mentalidades são verdadeiros altares de idolatria erguidos nos corações.linar em nossas vidas, e nos revoltamos contra os maus acontecimentos da vida e exigimos
O verdadeiro cristão deve compreender que Deus é causa primária de todas as coisa. Ele é o único e verdadeiro, digno de toda adoração, o centro de tudo, o princípio e o fim de todas as coisas, nosso criador. Como Jesus nos ensinou ele e o Pai. Temos que servir a Deus, e não tornar Deus um servidor de meros caprichos nossos, isso é pura idolatria do homem.
Ao único Deus, seja dada toda a glória, esplendor, majestade, poder e autoridade desde o princípio, agora e para todo o sempre. Amém!
Ao único Deus, seja dada toda a glória, esplendor, majestade, poder e autoridade desde o princípio, agora e para todo o sempre. Amém!
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